segunda-feira, 25 de junho de 2012


Os Novos 52!

E finalmente Os Novos 52 chegaram ao Brasil - surpreendentemente com um atraso de apenas sete meses!

Já começamos com uma boa notícia, já que o material publicado pela Panini, tanto DC quanto Marvel, costuma ter um ano de distância da publicação americana.

Mas, a grande pergunta é, será que vale a pena?

Tirando o atraso da distribuição, consegui adquirir as primeiras edições de Superman, Batman, Liga da Justiça, Lanterna Verde e Flash que aterrissaram nas bancas - algumas edições especiais contendo séries mais adultas e menos comerciais serão vendidas em comic shops.

Mas vamos lá.

Avaliando as cinco edições que saíram, não entendi muito bem quais foram os critérios dos editores para compor cada mix - as revistas variam muito de preço e até de papel. Também pelo fato de que algumas séries mal recebidas nos EUA, que já foram canceladas ou estão na linha de fogo, ganharam destaque.

É o caso da revista Liga da Justiça. Tirando a série principal escrita por Geoff Johns e desenhada por Jim Lee, não há nada que preste. Uma série equivocada do Capitão Átomo e o lixo total que é Liga da Justiça Internacional - o que é isso, meu Deus?!

As revistas de Superman e Batman estão bem servidas - o morcegão ainda tem A Sombra do Batman, que vai agrupar todas as séries restantes e, olha, são muito boas.

Superman saiu com 84 páginas e papel de jornal e traz o mix Action Comics, Superman e Supergirl. Tirando a série que dá nome à edição brasileira, a revista ficou muito boa.

Batman saiu com 76 páginas, o mesmo papel de jornal e as séries Detective Comics, Batman e The Dark Knight - o material produzido por Scott Snyder e Greg Capullo valem a revista.

A despeito da premissa de um novo começo para atrair novos leitores, Lanterna Verde é uma incógnita. A revista traz na capa o vilão Sinestro como o titular da série - nada de Hal Jordan ou John Stewart. Um erro editorial fatal da DC Comics. Nada de especial nesta revista.

A grande novidade é a revista do Flash. Pela primeira vez o personagem ganha uma revista no Brasil - e ela vem com apenas 68 páginas, mas em papel especial, que valoriza a arte de Francis Manapul. Só que, tirando a história do corredor da Liga da Justiça, temos Arqueiro Verde e Exterminador, duas verdadeiras porcarias.

Conclusão Os Novos 52 são um bom começo ao universo DC, sim, mas uma boa peneirada da Panini poderia valorizar o dinheiro investido e melhorar muito o mix das revistas - séries elogiadas como Aquaman, Mulher-Maravilha, Monstro do Pântano e Homem-Animal, por exemplo, poderiam estar nas revistas da Liga e do Flash.

Vamos esperar para ver o restante.

Para acompanhar as novidades e os lançamentos dos Novos 52 no Brasil, clique aqui e visite o hotsite que a Panini produziu especialmente para a ocasião.